MARULHO: O CAMINHO DO RIO…

Marulho: o caminho do rio…

GERAISVEREDAS
“Ogunté, marabô, kayala e sobá…Oloxum, Inaê, Janaína e Iemanjá…”
Direcionar nosso olhar para o marulho das ondas…em direção ao mar.
MARULHO: [Cruz. De mar com barulho] S.m 1. Movimento das águas do mar, de caráter permanente e, algumas vezes, quase imperceptível. 2.Marejada. 3.P.ext. Revolvimento ou agitação das ondas do mar: “Vago e cristalino marulho das ondas” (Virgilio Várzea, O Brigue Flibusteiro, p.138). 4. Fig. Barulho, tumulto, confusão.[Sing. ger.: marulhada.] 
Partindo da idéia que a origem da palavra que dá título a essa pesquisa está intrínseca ao trabalho artístico (movimento de caráter permanente…tumulto, confusão…), nos faz crer que a idéia de seguir ate o mar nasce de uma necessidade de abordar diretamente o homem que lida com aquilo que é miticamente maior que ele, e que resgata aquele imaginário onde os homens possuíam a bravura heróica de confrontar os desafios grandiosos da existência.
O nosso caminho por esse rio da vida,  significa antes de tudo a continuidade das culturas e a preservação das estórias, estórias  que estão diretamente ligadas ao nosso saber e a nossa experiência humana.
Juntamos a isso o fato de nosso trabalho e cotidiano artístico dialogarem com o patrimônio material e  imaterial brasileiro e, conseqüentemente, com a preservação de suas origens, mantendo viva a memória de nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário